sábado, 25 de agosto de 2012

Formas de treinamento

 Tenho procurado variar bastante os meus treinos, através de uma planilha onde posso acompanhar, modificar ou até mesmo ajustar alguns detalhes destes treinamentos.
   
Observando minha planilha quando iniciei na corrida de rua, pude verificar que, não treinava adequadamente, simplesmente saía pra correr sem me programar, não sabendo de que forma faria o treino e com isso muitas vezes sentia que não estava evoluindo.
     Procurei me atualizar buscando informações através da internet e mesmo por pessoas que conheci dentro da corrida de rua, e aos poucos fui modificando meus treinos, percursos e, fui entender  que nem sempre é necessário correr grandes distâncias para obter um avanço, que deveria trabalhar a parte de  resistência,  mas ao mesmo tempo intercalar com treinos de ritmos e velocidade.
     Ao me ingressar na Equipe Corrida de Rua MS, por intermédio de  relatos  e dicas dos companheiros de equipe, fui me atualizando e ajustando minha planilha,  e assim tendo um equilibrio nesses treinos com longões; regenerativo; rodagem; ritmo e treinos intervalados (velocidade).Distribuí esses treinos ao logo da semana, mas a medida que o tempo se passou, comecei a sentir toda essa carga de treino, começando a sentir cansaço muscular,  como dores  até em treinos leves.
    Fiz uma diminuição drástica nos treinamentos, pois vinha treinando quatro vezes na semana com treinos pesados, muito fortes para o meu condicionamento.Comecei então a fazer o treino de domingo com a equipe, e um outro treino de velocidade (fartlek), nas quintas feiras... Por cinco semanas mantive esses treinos, procurando descansar bem nos demais dias da semana, e então pude notar que estava mesmo exagerando, pois comecei a sentir melhoras dentro dos treinos que estava fazendo.
   Tenho hoje outro conceito  sobre treinamentos, pelo menos da minha condição física e pelo tempo que estou na corrida de rua (pouco mais de um ano), vejo que tudo tem seu tempo.. é preciso treinar sim, mas antes de qualquer coisa, é necessário que se tenha regras, equilibrando os treinos de forma que o corpo possa assimilar melhor as formas de treinamento.
     Tenho sido orientado pelos companheiros de Equipe, sobre formas; carga; e variações de treinos, e dessa forma hoje tenho um boa variação nestes treinos... treinando três vezes por semana, sendo a maioria das vezes, dois treinos de velocidade, sendo parte destes, na grama. Nos treinos individuais que faço no meio de semana, procuro fazer variações de piso, treinos em subidas e descidas, (inclusive tiros e fartleks) e treinos leves como aquecimento e desaquecimento  e rodagens pós treino, em grama, aliviando assim  o impacto e  fugindo um pouco do asfalto.
     Cada Pessoa tem uma forma pessoal de treinar, modos de adaptação e assimilação, assim como tolerância à cargas maiores de treinos, de acordo com o seu perfil e condicionamento. No momento me encaixo melhor na forma que venho treinando, "devagar e sempre", respeitando meus limites  e evoluindo aos poucos.

5 comentários:

sacadura disse...

É isso aí Isidoro, também tenho procurado variar meu treinos.Abçs

Douglas Cardoso disse...

Fala Isidoro, td em paz? Como conversamos lá na corrida do shopping, começo a seguir seu blog a partir de hoje. Passa lá no meu e, se gostar, segue também.
abraço.

Douglas
corridaporprazer.blogspot.com.br

RODRIGO AUGUSTO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RODRIGO AUGUSTO disse...

Fala Isidoro, está mandando bem nas provas e no blog. Esse tal de pedestrianismo é viciante mesmo né ! ow pegue leve nos tempos dos 10k, pois já está assustando a turma !!! mais uma prova sai um sub 45min !!! mto bom. ow show esse slide de fotos no canto direito !! está profissional já !

Grande abraço

corridaderuams.blogspot.com.br

HELENA CHRISTINA CLEBSCH VIDAL disse...

Olá, Isidoro.
Eu demorei um tempo para entender a importância do treinamento. Sair para correr não é a mesma coisa que treinar. Ter uma planilha de acordo com o seu condicionamento e ritmo faz toda a diferença. Achei excelente o seu post, compartilho da mesma opinião.
Visito seu blog pela primeira vez e já estou te seguindo. Também tenho um bloguinho de corrida, quando der, apareça por lá.
Abraço e boas corridas!!
Helena
correndodebemcomavida.blogspot.com