terça-feira, 14 de outubro de 2014

6ª Meia Maratona do Pantanal - Volta das Nações - Campo Grande MS

   
Chegada
      Participei neste domingo na 6ª Volta das Nações, sendo minha 5ª meia Maratona. Prova complicada, cheia de acontecimentos e repercussões negativas, deixando claro que há muitos quesitos a que se melhorar, para tornar-se uma prova razoável, próxima dos padrões de provas já conhecidas pelo Brasil. Fatos tristes, pessoas passando mal e até uma vitima fatal, marcaram negativamente a prova, que a exemplo de anos anteriores, deixou a desejar, mostrando um total descaso com todos que prestigiaram o evento. 

      Vindo de uma sequência de provas em distâncias menores, e sem tempo hábil para treinos específicos para os 21 km, tinha como meta fazer uma prova conservadora, sem expectativas, ou seja, sem ter compromisso com tempo de conclusão, levando em conta as dificuldades, como: calor,  percurso ruim e  mal aferido, alem do desgaste físico.

         Já visando o tumulto, cheguei cedo para a prova, tentei encontrar alguns amigos e pessoal da Equipe, mas foi complicado, perdi um bom tempo no guarda volumes, com isso, já fui para a largada, procurei me posicionar à frente, longe do tumulto, com a ajuda do amigo Alex Nunes. Saímos para a prova no horário anunciado, procurando me afastar ao máximo dos mais apressadinhos, usando o início da prova como aquecimento. O calor já era intenso, e para evitar um desgaste inicial, fui leve, procurando encaixar um ritmo confortável, sem me deixar levar pela longa descida inicial. 

          fechei bem o primeiro km com pace de 4;34, mas sabendo que os dois km seguintes encontraria mais dificuldades.  consegui encaixar um ritmo confortável, vindo o retorno, já no km 3... sabendo que os próximos 3 seriam relativamente mais fáceis. Explorei um pouco essa "facilidade" do percurso fechando bem os km citados. Sol incessante, e a longa Afonso Pena como desafio.. moderei o ritmo, minha intenção desde o início, era de não sofrer na prova, ou, sofrer o menos possível, "venci" a longa avenida e parte da rotatória com média de 5:14 min/km.. muito tranquilo até ali. 

       
Créditos: ACORP -  Campo Grande MS
Me sentia bem,sem desgaste, tanto que a partir daquele ponto, resolvi arriscar mais..deixar rolar, sabendo que logo alcançaria a metade da prova..  fui vencendo cada km..me surpreendendo com o desempenho e sem sofrer na prova, temperatura alta, porém algumas sobras estavam ali para serem exploradas, e, assim fiz.. km a km fui avançando de forma estratégica, explorando as retas e descidas e pegando leve nas subidas.. algumas pessoas caminhando, outras já desistindo da prova devido ao forte calor. 

      Chego então para os últimos três km... por incrível que pareça, tranquilo, relativamente bem, o que me fez apertar um pouco mais o ritmo a partir do km 19... Fato triste no km 20..marcante, que fez repensar muita coisa.. da nossa fragilidade, limitações,,etc..Triste pelo que vi..percorri os últimos 1,3 km com aquela imagem na mente... fechando a prova com o tempo de 1 h 43 min. 27 seg....Venci mais uma prova.. Graças a Deus, bem.. sem sofrer tanto desgaste, melhorei em dois segundos meu tempo em Meia.. mas com a felicidade ofuscada pela fato ocorrido.. Que sirva de alerta para todos...inclusive para a Organização do Evento.

Agradecer e cumprimentar os companheiros da Equipe C.R.MS/Pão e Tal... Estivison, Edenil, Manoel, Mayara e Karol pela participação na prova... Andrezão, pelo suporte no km 17..  Saca e Rodrigo que compareceram para nos incentivar...
 Valeu !!!!








          

              

Nenhum comentário: