sexta-feira, 23 de maio de 2014

Maratona de Porto Alegre - Sonho Realizado!!


A satisfação de cruzar a linha de chegada de uma Maratona pela primeira vez é mesmo incrível!! Sensacional e Inesquecível!! É a sensação do dever cumprido depois de tantas incertezas tanto no decorrer dos treinamentos como também na prova. Foram 110 dias de preparação para que eu pudesse ter a segurança de cumprir essa meta, contanto com apoio da família, amigos e o conhecimento dos amigos corredores da Equipe.

Aprendi que correr uma Maratona não se resumi "apenas" em percorrer os 42 kms , é muito mais que isso, é uma busca constante pela certeza de que tudo vai estar bem, que vai dar certo, que nenhum imprevisto ocorrerá e que no final tudo terminará conforme o previsto.

Viajamos com dois dias de antecedência para prova, evitando assim imprevistos e, com isso tivemos mais tempo para descansar, relaxar e até conhecer alguns pontos turísticos da cidade. Hotel bem localizado e com boas acomodações e serviços, tudo perfeitamente cuidado estrategicamente pelos Maratonistas Brandão e Saca, já que haviam participado na edição anterior da Prova.
Fomos em quatro para vencer este desafio, contando com a experiência em Maratonas dos amigos Saca e Brandão, que treinaram duro com o objetivo de obterem seus recordes pessoais, eu e o Professor Milani fomos para a estréia, Milani bem preparado e seguro de que faria uma grande prova. Eu, preparado dentro das minhas possibilidades, seguro de que poderia fazer uma boa prova, porém, com um pouco de receio, por ter que correr uma distância que jamais havia corrido, contei com a força e apoio dos amigos, sendo muito importante para que eu tivesse um pouco mais de tranquilidade.


         A Prova

Acordamos bem cedo no domingo.. 4 horas da manhã, com o objetivo de não sermos pegos por algum imprevisto, com isso, nos preparamos e saímos cedo, rumo ao local de largada da prova, chegando com um bom tempo de antecedência do inicio da prova. A ansiedade bateu forte, tava um pouco apreensivo, contando os minutos para o inicio (demorou demais!!). Fomos para a largada, sendo que cada um de nós tinha estratégias diferentes, mas com o mesmo objetivo que era completar bem os 42,195 Km.
Minha meta era completar a Prova abaixo das 4 horas, mas em minha mente achava que poderia mais.. Algo em torno de 3h45min a 3h50min. Talvez seria muita pretensão minha querer tanto, mas, meus treinos me mostraram que era sim possível conseguir este feito.
Saí para a prova com o propósito de pace em torno de 5:20 min/km, e assim fui seguindo, porém o clima estava bom, temperatura de 15 graus, nublado, perfeito para a prova, com isso, resolvi deixar levar e correr um pouco mais rápido, fechando os 5 primeiros km com pace médio de 5:10 min/km. Sensação boa, de leveza e tranquilidade total, fui relembrando toda minha trajetória na corrida de rua, todos meus duros treinos, pensei.. “To sendo premiado neste momento por tudo isso”.. Uma grande recompensa por todos os esforços dedicados para chegar até ali..
Segui na prova em alta concentração, vencendo cada km, sem me preocupar muito com o que viria pela frente. Me sentia super bem.. me segurando para não me empolgar e forçar demais, fechei muito bem os km seguintes procurando me hidratar adequadamente, visando o longo tempo que passaria correndo. Cheguei à metade da prova com o tempo de 1h 52min 20seg, dentro do esperado, já que em treinos longos eu atingia em torno disso. Até ali, tudo normal, vinha conseguindo manter o ritmo inicial, mas com alerta de que puderia começar a sentir cansaço. Veio os 25...e 30km com pequenas oscilações no ritmo, dentro do normal, mas já meio que me preparando para a dureza dos kms finais.
Cheguei aos 35 km.. dureza sim..mas ainda me segurava dentro da média. É impossível se chegar ao km 35 sem sentir cansaço algum. Mas o cansaço que sentia, ate momento não atrapalhava meus planos, conduzia bem minhas passadas, controlava o ritmo etc., apesar de já estar em alerta há alguns kms, de que poderia quebrar na prova. Neste momento já pensava no final de tudo aquilo..de terminar a prova relativamente bem, no tempo previsto. Já contava nos dedos os km seguintes. Surgiu então o cansaço, isso no km 37, mas não me surpreendi e nem me abalei com isso. Sabia que ELE viria.. me preparei para isso. E segui em frente até o km 38, e, acompanhado de mais uma adversidade, que foi uma dolorosa câimbra na parte frontal da coxa esquerda.
Terrível..Nunca tive cãibras correndo. Sensação ruim, não somente pela dor da contração.. mas, pela incerteza de que terminaria a prova. Faltavam 4 km!! O que fazer? ...parar? Alongar e tentar continuar? Fiquei muito preocupado e pensei comigo: “Não vou parar”!! Vou em frente mesmo que termine me arrastando.. As dores diminuíam e voltavam novamente, foram três contrações do músculo, sempre mais forte que a anterior..mas deixei de lado esse  momento de dor física, me centrei em meu objetivo.. estava muito próximo da conquista de um sonho de muito tempo.. vieram os kms 39 e 40, com aumento significativo do cansaço físico e do desconforto devido as cãibras. Mas me fortaleci e, naquele momento (km40), tinha certeza de que terminaria a prova .. E assim foi aproximando o momento de maior alegria.. nem vi o km 41.. já vibrava por dentro esperando a linha da chegada.. Vejo ao longo da avenida o pórtico ainda muito distante... passando um milhão de coisas pela cabeça.. Lembrei da família, amigos votos positivos por uma boa prova, dos amigos corredores que me incentivaram a estar ali, da luta árdua que foram todo o período de treinamento,.. Busquei forças para me manter firme e terminar a prova como queria.. e assim foi..uma grande e prazerosa batalha vencida...Ainda meio que sem acreditar,  Cruzei a linha de chegada  com o tempo de 3h 47 min. 02 seg. Muito cansado.. Mas feliz e realizado. Venci os sonhados 42km ... Sensação de dever cumprido, de fazer valer a pena todo esforço dedicado aos treinos..
Falei pra mim mesmo naquele momento de chegada: “Eu sou um Maratonista”!! Com muito orgulho de ser mais uma na Equipe, que venceu este desafio.
Felicidade geral para todos da Equipe.  Todos conseguiram seus objetivos em grande estilo.
Também estreando, Professor Milani mandou muito bem!! Fechando a prova em 3h e 22 min. 44 seg., Sacadura, nosso Mestre Saca, fez uma prova perfeita (sua 3ª Maratona), com o tempo de 3h 24 min. 55 seg. e Brandão, fez bonito.. Muito seguro e determinado desde o inicio fechou a sua 4ª Maratona com o tempo de 3h 42 min. 59 seg.
Parabéns Meus Amigos...!!  Parabéns a todos nós por mais essa fascinante conquista.
Que venham muitas outras. Que possamos sempre compartilhar essa alegria e este espírito de vencedores que nos faz pensar sempre em ir adiante. 
 Agradecer primeiramente a Deus pela saúde e disposição de buscar os objetivos; a todos meus amigos que me acompanham e sempre torcem por mim; a minha família que sempre estão me acompanhando e me incentivando e aos amigos companheiros da Equipe C.R.MS/Pão e tal,  que foram e são, sem duvidas, a energia extra que nos impulsiona rumo aos nossos objetivos

Valeu equipe.. !!!

 (Em breve, mais fotos)
               






























5 comentários:

Unknown disse...

Q emocionante relato Isidoro!! Parabéns maratonista!! Vitória em grande estilo, superou seus limites. Muito bom!!

isidoro Andrade disse...

Obrigado Inez... realmente e uma grande emoção vencer um desafio dessa grandeza...ja to pensando na proxima..rsrs..Torço para q vc logo esteja tbm entre nos,.

Estivison disse...

Showwwww !!!! agora é continuar !!! parabens !!! muito bom !!!

equipecorridaderuams.blogspot.com disse...

Ae Isidoro, parabéns !!! que desafio hein !!! Maratonista com estreia com 3h47 !! muito bom.

Isso aí, siga nos bons treinos com essa bagagem dá para ganhar perfomance nas mais curtas distâncias.

Abração

Rodrigo Augusto
corridaderuams.blogspot.com.br

Unknown disse...

Parabéns Isidoro!!! Socou a bota bonito!!!! Que estreia linda!!!

Ano que vem farei minha estreia também e estou fortemente inclinado a fazê-la em POA... E foi pesquisando sobre os desafios da maratona que encontrei teu Blog, que já estou seguindo.

Abs

Fábio
www.42afrente@blogspot.com.br