
Observando minha planilha quando iniciei na corrida de rua, pude verificar que, não treinava adequadamente, simplesmente saía pra correr sem me programar, não sabendo de que forma faria o treino e com isso muitas vezes sentia que não estava evoluindo.
Procurei me atualizar buscando informações através da internet e mesmo por pessoas que conheci dentro da corrida de rua, e aos poucos fui modificando meus treinos, percursos e, fui entender que nem sempre é necessário correr grandes distâncias para obter um avanço, que deveria trabalhar a parte de resistência, mas ao mesmo tempo intercalar com treinos de ritmos e velocidade.
Ao me ingressar na Equipe Corrida de Rua MS, por intermédio de relatos e dicas dos companheiros de equipe, fui me atualizando e ajustando minha planilha, e assim tendo um equilibrio nesses treinos com longões; regenerativo; rodagem; ritmo e treinos intervalados (velocidade).Distribuí esses treinos ao logo da semana, mas a medida que o tempo se passou, comecei a sentir toda essa carga de treino, começando a sentir cansaço muscular, como dores até em treinos leves.
Fiz uma diminuição drástica nos treinamentos, pois vinha treinando quatro vezes na semana com treinos pesados, muito fortes para o meu condicionamento.Comecei então a fazer o treino de domingo com a equipe, e um outro treino de velocidade (fartlek), nas quintas feiras... Por cinco semanas mantive esses treinos, procurando descansar bem nos demais dias da semana, e então pude notar que estava mesmo exagerando, pois comecei a sentir melhoras dentro dos treinos que estava fazendo.
Tenho hoje outro conceito sobre treinamentos, pelo menos da minha condição física e pelo tempo que estou na corrida de rua (pouco mais de um ano), vejo que tudo tem seu tempo.. é preciso treinar sim, mas antes de qualquer coisa, é necessário que se tenha regras, equilibrando os treinos de forma que o corpo possa assimilar melhor as formas de treinamento.
Tenho sido orientado pelos companheiros de Equipe, sobre formas; carga; e variações de treinos, e dessa forma hoje tenho um boa variação nestes treinos... treinando três vezes por semana, sendo a maioria das vezes, dois treinos de velocidade, sendo parte destes, na grama. Nos treinos individuais que faço no meio de semana, procuro fazer variações de piso, treinos em subidas e descidas, (inclusive tiros e fartleks) e treinos leves como aquecimento e desaquecimento e rodagens pós treino, em grama, aliviando assim o impacto e fugindo um pouco do asfalto.
Cada Pessoa tem uma forma pessoal de treinar, modos de adaptação e assimilação, assim como tolerância à cargas maiores de treinos, de acordo com o seu perfil e condicionamento. No momento me encaixo melhor na forma que venho treinando, "devagar e sempre", respeitando meus limites e evoluindo aos poucos.